PhotoCatalysis.info

Por um mundo melhor

                contato@photocatalysis.info
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • email

aa

A escassez de água é um dos maiores desafios a serem enfrentados ao longo do século XXI. Estima-se que cerca de 750 milhões de pessoas não tenham acesso à água potável, e quase 1/4 da população mundial vive em áreas onde não existe fornecimento adequado de água, seja pela falta ou inexistência de infra-estrutura para levar a água até as moradias. [1] Muitos países estão perto de enfrentar situações de desespero e conflito por falta d’água. Isso seria uma barreira não só à saúde das populações, mas também ao crescimento econômico e à estabilidade política.[2]

Os processos fotocatalíticos podem ser usados para disponibilizar água tratada, sendo considerado um método simples e barato para a desinfecção da água. A eficiência dos processos fotocatalíticos na destruição de bactérias  (E. coli, E. faecalis, total coliforms, Salmonella, Pseudomonas, etc.), virus (MS2 phage, RNA bacteriophage, phi164, etc.), esporos de bactérias (como  Bacillus subtillis), fungos (por exemplo: Fusarium, Candida albinas, Aspergilllus niger, Phytophthora, etc., ) e parasitas (Cryptosporidium parvum) já é bem documentada na literatura [3].

 

No recente trabalho na revista Molecules, Byrne e colaboradores [3] revisam as vantagens e limitações do uso da fotocatálise solar na desinfecção da água.  Entretanto, ainda existem poucos sistemas  comerciais de tratamento de água usando os processos fotocatalíticos. Além do sistema desenvolvido pela Panasonic, a empresa americana Puralytics desenvolveu um recipiente de plástico portátil contendo um fotocatalisador, que destrói e remove microrganismos patogênicos sem usar energia elétrica nem adicionar nenhum produto químico, baseado na desinfecção fotocatalítica. Segundo a Puralytics, o SolarBag poderia ser reutilizado centenas de vezes e produz água com qualidade superior aos padrões exigidos pela Organização Mundial da Saúde e pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (US EPA).

Esse recipiente foi idealizado para atender as necessidades de água limpa e tratada nas atividades recreacionais ao ar livre (montanhismo, trekking, etc), viagens internacionais e situações de emergência. 
trekking-india

 

 

 

 

 

 

 

Assista o video da Puralytics para saber mais sobre o SolarBag e sua eficiência:

 

 

[1] http://oglobo.globo.com/rio/crise-da-agua/

[2] http://tvcultura.cmais.com.br/materiadecapa/materia-de-capa-agua-escassez-e-solucoes

[3] Byrne, J.A. et al., A Review of Heterogeneous Photocatalysis for Water and Surface Disinfection. Molecules 2015, 20, 5574-5615.

Você deve estar registrado para postar um comentário.

Vídeo

Prof. Fujishima fala sobre a fotocatálise.



Destaques


Guia de Navegação

O PhotoCatalysis.info é dedicado a profissionais das várias áreas, pesquisadores, ...


SPEA10 vai acontecer

This is a kind reminder to our invitation to attend ...


Missão

PhotoCatalysis.info pretende torna-se uma das principais referências em língua portuguesa ...


História da Fotocat

A história da fotocatálise     - 1967: Os pesquisadores Akira Fujishima e ...


CIMTEC 2014 - 13a Co

CIMTEC 2014 - 13th International Conference on Modern Materials and Technologies ...


PhotoPAQ Conferênci

PhotoPAQ Conference 2014 Photocatalysis: Science and Application for Urban Air Quality 2014, 15-17 ...



Apoio