PhotoCatalysis.info

Por um mundo melhor

                contato@photocatalysis.info
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • email

De uma forma bastante silenciosa está ocorrendo uma verdadeira revolução  entre nós, originando inúmeros  produtos e serviços sem os quais não conseguiremos conceber viver sem eles. Assim  como  ocorreu na área de informática, com popularização dos microcomputadores, a chegada da internet, e o uso dos smartphones, estes produtos estão chegando com muita força no mercado pra ficar. Estamos nos referindo as aplicações da nanotecnologia / fotocatálise.A ciência e tecnologia caminham hoje  na obtenção de processos mais naturais  com baixo custo energético, algo comparável a fotossíntese. No mercado internacional, especialmente no  oriente,  encontramos uma infinidade de produtos e serviços que alguns anos  atrás  entenderíamos   como magia.

Há quase 50 anos são bem  conhecidas as substâncias com propriedades fotocatalíticas, como o TiO2, que atuam em  temperatura e pressão ambiente , na presença de luz. Estas substâncias liberam radicais livres (do bem), que vão destruir bactérias, vírus etc , realizando um reação semelhante à combustão, a temperatura ambiente, tornando o ambiente mais limpo.

Hoje, as principais aplicações do TiO2 são nos protetores solares e na formulação das tintas para parede, papel ou plástico. Na Europa e Ásia encontramos outras aplicações como:  vidro autolimpantes,  piso cerâmico,  lâmpadas funcionais, spray com função de eliminar odores desagradáveis de ambientes fechados, tintas, louças para banheiros, tecidos inteligentes para vestuário etc.

O Governo brasileiro há 10 anos, através do MCTI deu a partida, com a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN)  com o objetivo integrar e fortalecer as ações governamentais para promover o aumento da competitividade da indústria brasileira ancorada na nanotecnologia, (http://nano.mct.gov.br).

Os órgãos públicos podem, por exemplo, facilitar a importação e distribuição de insumos e incentivo do uso de serviços e produtos com nanotecnologia principalmente na higienização de clínicas, hospitais, consultórios odontológicos,  salões de beleza,  ambientes públicos com uso de ar condicionado central, etc.

Os legisladores devem estar atentos aos benefícios da popularização e obrigatoriedade do uso dos produtos nano no controle de poluição e saúde pública.

As entidades de fomento ao desenvolvimento podem promover simpósios colocando pesquisadores, empresários  e órgãos de financiamento lado a lado.

Jovens  pesquisadores devem ser estimulados a buscar  novos desafios na pesquisa, aplicações e cuidados a serem tomados em relação a possíveis riscos dos produtos nanotecnológicos.

A  população esclarecida  exigirá  melhores produtos e serviços criando um novo mercado inexplorado, com inúmeras oportunidades para todos.

Este movimento  permitirá o surgimento do arranjo produtivo com tecnologia de ponta, com geração de emprego e renda em benefício à melhoria do meio ambiente e para o bem da sociedade.

Algumas oportunidades de negócios:

 Serviços ao consumidor: Importação, distribuição e comercialização  de produtos ao consumidor;

Serviços automotivos: impermeabilização interna e externa de veículos, produção de antiembaçamento, remoção de odores, limpeza do ar, recobrimento antiembaçante de capacetes, controle de corrosão; limpeza a seco de roupas e tecidos;

Arquitetura e construção civilvidro autolimpante, pisos, iluminação, louças sanitárias bactericidas, azulejos, rejunte, argamassa, tintas, metais,  telhados funcionais, sistemas central de ar condicionado;

SaúdeHigienização de ambientes,   controle de bactérias superresistentes, tratamentos de água e efluentes, clareamento de dentes;

Vestuário, calçados: tecidos bactericidas, roupas profissionais com proteção contra umidade e odores; higienização;

Indústria: Cosméticos, farmacêuticas, alimentícias, eletrônica e metal-mecânica.

Ainda que não seja possível produzir todos  estes produtos nanos de imediato, a comercialização,  prestação de consultorias nas aplicações  e ofertas de serviços especializados é por si uma fonte inesgotável de oportunidades.

 

Categorias: Empresários

Você deve estar registrado para postar um comentário.

Vídeo

Prof. Fujishima fala sobre a fotocatálise.



Destaques


Guia de Navegação

O PhotoCatalysis.info é dedicado a profissionais das várias áreas, pesquisadores, ...


Palestra

No dia 19/09/2017, o Professor Gianluca Li Puma irá proferir ...


Missão

PhotoCatalysis.info pretende torna-se uma das principais referências em língua portuguesa ...


História da Fotocat

A história da fotocatálise     - 1967: Os pesquisadores Akira Fujishima e ...


CIMTEC 2014 - 13a Co

CIMTEC 2014 - 13th International Conference on Modern Materials and Technologies ...


PhotoPAQ Conferênci

PhotoPAQ Conference 2014 Photocatalysis: Science and Application for Urban Air Quality 2014, 15-17 ...



Apoio