PhotoCatalysis.info

Por um mundo melhor

                contato@photocatalysis.info
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • email

Ainda não há experiências de grande porte no Brasil para demonstração da atividade fotocatalítica de materiais utilizados na construção para o controle de poluição atmosférica. 

light2cat

Na Europa, além do NanoHouse, do Photopaq, o projeto Light2Cat, iniciado em 2012 está desenvolvendo fotocatalisadores de dióxido de titânio com alta eficiência sob luz visível, para ser incorporado no concreto e usado para melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades.

Como os materiais fotocatalíticos atualmente disponíveis no mercado são ativados pela luz ultravioleta, esta tecnologia para o controle da poluição atmosférica tem sido  limitada a países com alta incidência de luz solar. O conceito do Projeto Light2Cat é ampliar o uso do concreto fotocatalítico por toda Europa, desenvolvendo materiais que possam ser ativados pela luz visível.corporado ao concreto e usado em toda Europa para melhorar a qualidade do ar. A qualidade do ar nos países da Europa foi identificada como um dos graves problemas na próxima década. Apesar dos esforços para reduzir os níveis de substâncias perigosas no ar, isso ainda permanece como um desafio. Como o uso do concreto fotocatalítico o projeto pretende reduzir a concentração de poluentes perigosos no ar em até 80%.

O Light2Cat vai ser concluído em fevereiro de 2015, e o montante total do financiamento é de mais de 3,5 milhões de Euros, com participantes de 5 países da Europa, de diferentes segmentos da sociedade, abaixo listados.

    • Danish Technological Institute, Concrete Centre; Technological Institute of Construction (Dinamarca)
    • Dansk Autovaern – Fabricante de estruturas de concreto e estradas (Dinamarca)
    • Departamento de Estradas da Dinamarca – Instituição Governamental (Dinamarca)
    • Prefeitura da Cidade de Copenhagen (Dinamarca)
    • Hermo Prefabricados de Hormigón – Fabricante de blocos de concreto (Espanha)
    • Aidico – Instituto Tecnológico de Construção (Espanha)
    • Fundação da Comunidade Valenciana para a Promoção Estratégica, o Desenvolvimento e a Inovação Urbana InnDEA –  Fundação para a Inovação Urbana do Município de Valência (Espanha)
    • Starka Betong Industrier – Fabricante de blocos de pavimentação (Suécia)
    • Cementa (Grupo HeidelberCement) – Fabricante de cimento (Suécia)
    • Innova –  Consultoria de inovação tecnológica (Itália)
    • Huntsman Tioxide Pigments – Fabricante de TiO2 (Reino Unido)
    • University of Aberdeen –  Reino Unido

Saiba mais sobre o projeto Light2Cat: Saiba mais: http://www.light2cat.eu/

 

Teste de atividade fotocatalítica na Suécia

Numa parceria entre o Instituto RISE (RISE Research Institutes of Sweden ABThe Swedish Cement and Concrete Research Institute (CBI) com a Cementa e a Kemira (indústrias da Suécia), a rua Amiralgstatan foi escolhida para fazer os testes de controle da poluição do ar usando pavimentos fotocatalíticos, em 2009.  Com um fluxo de 21.500 veículos por dia, a Amiralsgatan tem as mais elevadas concentrações de NOx no ar, Malmö, Suécia. Cerca de  80 metros de um lado da rua foram reconstruídos usando pavimentos contendo dióxido de titânio, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar. Esta experiência mostrou que houve uma diminuição de mais de 5% de NOx, correspondendo a 2.000 veículos/dia.  Isso não foi suficiente para atingir a norma de qualidade ambiental, pois além do NOx, o grande fluxo de carros também produzem outros efeitos nocivos: barulho, material particulado, por exemplo.   Saiba mais: http://www.ri.se/en/reference-projects/special-concrete-breaks-down-air-pollutions

Emissões de NOx em Malmö, Suécia, em 2009. Em vermelho: regiões em que o padrão de qualidade do ar era excedido; Em amarelo: regiões onde as emissões eram menos de 10% abaixo do limite máximo.

Pavimentos fotocatalíticos segundo executados em Amiralsgatan (Malmö, Suécia) em 2009

 

É importante que esses grandes projetos da Europa tem a participação governamental, de fabricantes, indústrias e centros de pesquisa, e tem indicado que esta parceria tem sido fundamental para que os benefícios e riscos da fotocatálise possam ser avaliados criteriosamente. Entretanto, no Brasil, pouco ou quase nada tem se falado sobre as aplicações da fotocatálise.

 

Categorias: Pesquisadores, Sociedade

Você deve estar registrado para postar um comentário.

Vídeo

Prof. Fujishima fala sobre a fotocatálise.



Destaques


Guia de Navegação

O PhotoCatalysis.info é dedicado a profissionais das várias áreas, pesquisadores, ...


SPEA10 vai acontecer

This is a kind reminder to our invitation to attend ...


Missão

PhotoCatalysis.info pretende torna-se uma das principais referências em língua portuguesa ...


História da Fotocat

A história da fotocatálise     - 1967: Os pesquisadores Akira Fujishima e ...


CIMTEC 2014 - 13a Co

CIMTEC 2014 - 13th International Conference on Modern Materials and Technologies ...


PhotoPAQ Conferênci

PhotoPAQ Conference 2014 Photocatalysis: Science and Application for Urban Air Quality 2014, 15-17 ...



Apoio