PhotoCatalysis.info

Por um mundo melhor

                contato@photocatalysis.info
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • email

A Federação Européia de Fotocatálise (EFP) discute o risco de nanopartículas.

TiO2 em pó

A EFP considera que nós deveríamos, ainda que com cautela, usar as nanopartículas de materiais semicondutores, como o Dióxido de Titânio, e que este assunto não deve ser estigmatizado. Não  existem estudos conclusivos para a rejeição das tecnologias que usam essas nanopartículas.

O jornal francês LeMonde discutiu, em outubro de 2012, um artigo sobre o trabalho de Emilie Brun et al [1] publicado em Biomaterials, com o título: “Nanoparticles are impairing the barrier protecting the brain.

A este repeito, qualquer pessoa em sã consciência, preocupada com a saúde e a segurança, pensará que essas nanopartículas deveriam ser imediatamente proibidas. A European Photocatalysis Federation pensa o contrário e está determinada a comprovar isso.

O trabalho de Emilie Brun é de excelente qualidade científica e técnica. Usando um novo modelo de celular in vitro, projetado para testar produtos farmacêuticos,  o autor mostra os efeitos potencialmente nocivos de nanopartículas de TiO2 na barreira sangue-cérebro. Segundo a EFP,  o artigo do jornal Le Monde, bem como outros artigos e relatórios sobre o trabalho de Brun, omitiram informações importantes que permitem que os leitores avaliem corretamente o risco representado por estas nanopartículas.

 

Nanopartículas estão em todos os lugares 

O alcance da nanotecnologia é cada vez maior. Nanopartículas de TiO2 já mostraram que podem ser muito úteis na destruição fotocatalítica da poluição do ar e da água. A sua utilização em fotoesterilização também está oferecendo perspectivas interessantes no campo da medicina. Todos esses campos são estudados pelos cientistas, bem como sobre o potencial impacto sobre o meio ambiente e saúde.

Sobre o impacto na saúde nos trabalhadores expostos ao TiO2

Em primeiro lugar,deveria ser lembrado que nanopartículas de TiO2 não são desconhecidas na perspectiva da saúde ocupacional. TiO2 em pó é usado há mais de 50 anos em diferentes aplicações industriais, incluindo: tintas, plásticos, papéis, têxteis, cosméticos e produtos farmacêuticos.

O tamanho das partículas de óxido de titânio utilizado varia de acordo com a sua aplicação. O leque de aplicações é amplo: pigmentos brancos, opacificantes, cosméticos (protetor solar), pastas de dentes, corante para  alimentos (E171), catalisadores e suporte de catalisadores,  células solares, e assim por diante.

Seis estudos epidemiológicos foram realizados entre 1984 e 2008 com os trabalhadores em contato com TiO2. Os resultados são resumidos pela NIOSH americana (Instituto Nacional de Ocupacional Segurança e Saúde) em seu relatório de abril de 2011: “No geral, esses estudos não forneceram evidências claras de riscos elevados de mortalidade por câncer de pulmão ou de mortalidade entre os trabalhadores expostos a TiO2 em pó”. Assim, até agora, não foi encontrado nenhum efeito adverso à saúde dos trabalhadores, causado pelos pós de TiO2 , mesmo esses trabalhadores estando muito mais expostos do que o público, com uma dose de exposição média de 3,1 mg/m3 de ar.

Não ignore os benefícios!

Qualquer avaliação de produtos deve incluir duas partes: os riscos e os benefícios que traz para a sociedade. Nanopartículas de TiO2 têm propriedades muito interessantes do ponto de vista de remediação da água e do ar no controle das infecções hospitalares. Podem desempenhar um papel importante no combate à  poluição e as infecções hospitalares, sendo que ambos – poluição e infecção hospitalar – são responsáveis ​​por níveis significativos de problemas de saúde e morte.

Saiba mais sobre os riscos e benefícios acessando:  http://blog.photocatalysis.info/?s=riscos.

Envie sugestões e opiniões para contato@photocatalysis.info.

 

—-

[1] Emilie Brun, Biomaterials, 33(3) (2012) 886-896.

Fonte: Emmanuel Grenier, European Photocatalysis Federation, Maio de 2012

 

 

Vídeo

Prof. Fujishima fala sobre a fotocatálise.



Destaques


Guia de Navegação

O PhotoCatalysis.info é dedicado a profissionais das várias áreas, pesquisadores, ...


Palestra: como ter o

O Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da ...


Missão

PhotoCatalysis.info pretende torna-se uma das principais referências em língua portuguesa ...


História da Fotocat

A história da fotocatálise     - 1967: Os pesquisadores Akira Fujishima e ...


CIMTEC 2014 - 13a Co

CIMTEC 2014 - 13th International Conference on Modern Materials and Technologies ...


PhotoPAQ Conferênci

PhotoPAQ Conference 2014 Photocatalysis: Science and Application for Urban Air Quality 2014, 15-17 ...



Apoio