PhotoCatalysis.info

Por um mundo melhor

                contato@photocatalysis.info
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • email

Há muitos anos atrás, educação ambiental e cuidar do meio meio ambiente significava “plantar árvores”. Eu mesma, na época da escola, plantei algumas. Cresci em Maringá, uma cidade reconhecida pela grande quantidade de praças e verde por todos os lados e que, na área urbana, tem uma árvore para cada 4 moradores (uma média de  55,0 m² de área verde por habitante). Esse é um valor bastante superior ao recomendado pela ONU (12 m² de área verde por habitante) e muito maior do que a maior parte da zona urbana da cidade de São Paulo, por exemplo.

Pensei hoje em escrever hoje algo pessoal, dirigido para crianças, professores e diretores de escolas – todas as escolas. O ano escolar está começando esta semana… Ótimo momento para pensar o que incluir no tema “Educação Ambiental”.

Na década de 70, o personagem Sujismundo fazia o maior sucesso na TV.  Criado para uma campanha educativa do Governo Federal intitulada “Povo desenvolvido é povo limpo”, incentivava a limpeza e a higiene nas cidades. Plantar árvores e não jogar lixo pelas ruas já seria suficiente? Com avanços tecnológicos ao alcance das mãos, é possível fazer muito mais, combinando a criatividade com a consciência ambiental.

Crianças, escolas e artistas urbanos podem ser reunir para criar painéis e murais que purificam o ar. O uso de tinta fotocatalítica permite que os poluentes presentes no ar das grandes cidades sejam destruídos, sendo que 1 m2 de superfície pintada com essas tintas especiais equivale a 1 árvore adulta! Continuemos a “plantar árvores”, ensinando as crianças a preservar o meio ambiente, a desenvolverem a criatividade e a cidadania…  e mostrando que é possível aplicar a tecnologia para termos um mundo melhor!

Essa experiência está sendo realizada, com muito sucesso, em Lima (Peru). Lá, a Fundación Niños del Arco Iris (que dá assistência de saúde e educacional para as famílias carentes em Urubamba  – região de Cusco)  tem dois objetivos com esse projeto: o primeiro, é mostrar a importância da proteção ambiental. E o segundo  é mostrar que a educação é vital para dar às crianças a oportunidade de realizar os seus sonhos. E isso é muito bem transmitido nas imagens dos murais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais:

http://latincorrespondent.com

 

 

Categorias: Sociedade

Você deve estar registrado para postar um comentário.

Vídeo

Reynobond® EcoClean™
Alcoa do Brasil.



Destaques


Guia de Navegação

O PhotoCatalysis.info é dedicado a profissionais das várias áreas, pesquisadores, ...


Fotocatalisando no t

O crescimento de fungos e mofo no telhado pode lentamente destruir ...


Missão

PhotoCatalysis.info pretende torna-se uma das principais referências em língua portuguesa ...


História da Fotocat

A história da fotocatálise     - 1967: Os pesquisadores Akira Fujishima e ...


CIMTEC 2014 - 13a Co

CIMTEC 2014 - 13th International Conference on Modern Materials and Technologies ...


PhotoPAQ Conferênci

PhotoPAQ Conference 2014 Photocatalysis: Science and Application for Urban Air Quality 2014, 15-17 ...



Apoio