PhotoCatalysis.info

Por um mundo melhor

                contato@photocatalysis.info
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • email

 

Tintas, janelas e louças sanitárias

Em março de 2013, o Grupo TOTO (Japão) colocou no mercado uma linha de louças sanitárias incorporando a tecnologia fotocatalítica HYDROTECH.

TOTO Ltd., é um dos principais fabricantes de cerâmica e louças sanitárias e foi a primeira companhia a comercializar a tinta fotocatalítica para fachadas externas no mundo (Hydrotect Color Coat ECO-700) em 2002.  A atividade fotocatalítica da tinta é devida a presença do dióxido de titânio, um fotocatalisador bem conhecido.  A aplicação é feita em duas demãos, sendo a primeira de um selador e a segunda, da tinta fotocatalítica. ECO-EX emprega um método de pintura em três demãos, no qual o selador e o pigmento são aplicados da forma usual, mas a terceira camada  é um filme transparente de dióxido de titânio. Isso permite que o dióxido de titânio fique mais firmemente aderido, aumentando à repelência à sujeira, durabilidade e ação autolimpante.  

De acordo com  TOTO, o revestimento das paredes exteriores de uma casa média de dois andares com ECO-EX tem o mesmo efeito de limpeza que 15 árvores de álamo, que são conhecidas por suas propriedades de purificação do ar,  e seis vezes mais eficiente que  ECO-700. O efeito de remoção de sujidade de tais produtos reduz significativamente o tempo e custo despendido em manter as paredes exteriores de um edifício limpo. Toto estima que mais de 13 milhões de metros quadrados de construção de paredes foram revestidas com produtos da série Brasão Hydrotect cores no Japão, produzindo um efeito total de limpeza equivalente ao de 710 mil árvores de álamo.

 Janelas dos trens

A companhia férrea Central Japan Railway Co., está planejando colocar as janelas fotocatalíticas para evitar que a sujeira se acumule nas janelas de seus trens. A empresa, opera o trem bala na  linha Tokaido Shinkansen trem-bala que liga Tóquio a Nagoya, Kyoto, Osaka, e precisa manter as janelas de seus trens claras para que os passageiros possam apreciar a paisagem do lado de fora. Fotocatálise é um meio eficaz de se fazer isso, mas os trens Shinkansen viajam a velocidades de quase 270 quilômetros por hora, e os carros são lavados com escova a cada dois dias. Isto significa que qualquer fotocatalisador normal aplicado sobre a superfície do vidro irá ser removido por fricção. Além disso, o dióxido de titânio reage com o sódio no vidro, fazendo com que o vidro se estrague. Assim, a Japan Railway resolveu esses problemas, substituindo o dióxido de titãnio por õxido de nióbio. A companhia começou a usar esta tecnologia em base experimental, em 2009.

Você deve estar registrado para postar um comentário.

Vídeo

Prof. Fujishima fala sobre a fotocatálise.



Destaques


Guia de Navegação

O PhotoCatalysis.info é dedicado a profissionais das várias áreas, pesquisadores, ...


Palestra: Avanços e

O Laboratório de Energia e Meio Ambiente da Universidade Federal ...


Missão

PhotoCatalysis.info pretende torna-se uma das principais referências em língua portuguesa ...


História da Fotocat

A história da fotocatálise     - 1967: Os pesquisadores Akira Fujishima e ...


CIMTEC 2014 - 13a Co

CIMTEC 2014 - 13th International Conference on Modern Materials and Technologies ...


PhotoPAQ Conferênci

PhotoPAQ Conference 2014 Photocatalysis: Science and Application for Urban Air Quality 2014, 15-17 ...



Apoio