PhotoCatalysis.info

Por um mundo melhor

                contato@photocatalysis.info
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • email

Numa parceria entre Universidade & Empresa, está em fase de desenvolvimento um sistema fotocatalítico de tratamento água, que usa o dióxido de titânio e irradiação com lâmpadas LED-UV.

As aplicações da fotocatálise têm sido limitadas a pequenas instalações e unidades de demonstração por que o fotocatalisador mais ativo (o dióxido e titânio ) é um pó fino e, quando adicionado à água visando o tratamento e destruição dos poluentes, requer um tratamento posterior para sua retirada da suspensão. E, como as partículas são muito finas (geralmente menor do que 50 nm), o processo de separação nem sempre é eficiente ou economicamente viável.As novidades do trabalho realizado é uma pequena unidade, na qual são inseridas esferas de vidro recobertas com dióxido de titânio, sob a luz de lâmpadas de LED-UV.

Na demonstração do funcionamento do sistema, a água escoa do aquário para a pequena unidade de tratamento, deslocando-se numa espiral que contém as esferas de vidro recobertas pelo dióxido de titânio sob radiação LED-UV, e depois retorna ao aquário.

A tecnologia LED é uma tendência mundial, de acordo com o coordenador do Projeto Aqua-Pulse (Niall Bolster). A radiação UV já tem sido usada para a purificação de água, destruição de muitos vírus e bactérias, e devem substituir as lâmpadas de vapor de mercúrio (que não são ambientalmente amigáveis, e são mais caras). Três universidades e centros de pesquisa (Cork Institute of Technology – Irlanda , University of Ulster – Irlanda e Technologisk Institute – Noruega) e três empresas (Epi-Light – Irlanda, Advanced Materials – República Checa, Unik Filtersystems – Noruega) fazem parte do consórcio, que é financiado pela União Europeia, desde 2012.

O método de tratamento poderia ser ainda muito caro para aplicação em indústrias, de acordo com o engenheiro químico e diretor executivo da Advanced Materials Jan Procházka (uma das empresas que participam do projeto). Mas pode ser muito útil para remover pequenas concentrações de poluentes, que normalmente é muito difícil pelas técnicas convencionais de tratamento de água.

Mais informações: Projeto Aqua-Pulse: http://www.aqua-pulse.org/

Categorias: Pesquisadores

Você deve estar registrado para postar um comentário.

Vídeo

Asociación Ibérica de la Fotocatálisis.



Destaques


Guia de Navegação

O PhotoCatalysis.info é dedicado a profissionais das várias áreas, pesquisadores, ...


Fotocatalisando no t

O crescimento de fungos e mofo no telhado pode lentamente destruir ...


Missão

PhotoCatalysis.info pretende torna-se uma das principais referências em língua portuguesa ...


História da Fotocat

A história da fotocatálise     - 1967: Os pesquisadores Akira Fujishima e ...


CIMTEC 2014 - 13a Co

CIMTEC 2014 - 13th International Conference on Modern Materials and Technologies ...


PhotoPAQ Conferênci

PhotoPAQ Conference 2014 Photocatalysis: Science and Application for Urban Air Quality 2014, 15-17 ...



Apoio