PhotoCatalysis.info

Por um mundo melhor

                contato@photocatalysis.info
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • email

Com data programada para 15 a 17 de abril de 2014, a PhotoPAQ Conference 2014 apresentará os dados de acompanhamento da qualidade do ar no Túnel Leopoldo II, um projeto que iniciou em 2009. Este projeto é um consórcio de 8 instituições com objetivo de avaliar o uso de produtos com TiO2 para o controle de poluição atmosférica em condições reais de uso.

O relatório final ainda não foi apresentado, mas já tem despertado várias discussões.

 Os pesquisadores que conduzem o projeto recobriram cerca de 160 metros do túnel Leopoldo II com cimento fotocatalítico e instalaram lâmpadas ultravioleta, com o objetivo de oxidar óxidos de nitrogênio, que é um dos principais poluentes atmosféricos em locais de grande fluxo de automóveis.

A Dr Anne Beeldens, do Centro de Pesquisa Rodoviária da Bélgica, que está monitorando o experimento, explicou que uma parte dos objetivos era determinar a quantidade ótima de radiação ultravioleta necessária para promover as reações fotocatalíticas. Se o sistema fotocatalítico tiver boa eficiência, este processo iria substituir  o sistema de ventilação atual do túnel, o que iria reduzir bastante os custos.

No relatório apresentado em 2011, os resultados eram inconclusivos, em parte por que a intensidade de radição UV era insuficiente. No último experimento, a intensidade de radiação UV era maior, o cimento foi aplicado mais uniformemente e o comprimento da seção do túnel foi dobrada. Mas, segundo o jornal Flanders Today, isso ainda não foi suficiente.

 “A componente UV do sol nestas partes é alta o suficiente,   mas parece ser extremamente difícil de conseguir a mesma intensidade com lâmpadas de UV “, explica Beeldens. “Além disso, a umidade do ar no túnel é muito elevada, o que também reduz a eficácia do produto.”

Segundo Frans Fierens, um especialista em qualidade do ar ( da Flemish Environment Agency), a experiência foi “um lamentável desperdício de dinheiro”. Ele disse ao  De Morgen que o processo fotocatalítico só funcionou em laboratório e ainda não foi provado em situação real.

Resta agora aguardar  a divulgação oficial do relatório do projeto na  PhotoPAQ Conference 2014, que acontecerá em abril de 2014, para definir quais deveriam ser as modificações do processo de revestimento e  a irradiação  adequada para que esta tecnologia seja validada em condições reais.

De qualquer forma, as políticas de qualidade do ar deveriam, antes de tudo, evitar que gases poluentes sejam lançados para o meio ambiente, através da adoção de políticas para o transporte público; controle da qualidade dos combustíveis; e adoção, atualização e desenvolvimento de novas tecnologias automotivas.

Fonte: Flandlers Today, 31/Julho/2013

 

 

 

Categorias: Midia, Sociedade

Você deve estar registrado para postar um comentário.

Vídeo

Asociación Ibérica de la Fotocatálisis.



Destaques


Guia de Navegação

O PhotoCatalysis.info é dedicado a profissionais das várias áreas, pesquisadores, ...


Espumas metálicas f

Um engenheiro químico da Universidade de Bath está desenvolvendo espumas ...


Missão

PhotoCatalysis.info pretende torna-se uma das principais referências em língua portuguesa ...


História da Fotocat

A história da fotocatálise     - 1967: Os pesquisadores Akira Fujishima e ...


CIMTEC 2014 - 13a Co

CIMTEC 2014 - 13th International Conference on Modern Materials and Technologies ...


PhotoPAQ Conferênci

PhotoPAQ Conference 2014 Photocatalysis: Science and Application for Urban Air Quality 2014, 15-17 ...



Apoio